White Rabbit em Moscou

White Rabbit é um dos restaurantes mais cotados na Rússia. Com nome e mobiliário inspirados em Alice no país das maravilhas, sua cozinha conquistou em 2018 o 15º lugar entre os 50 melhores restaurantes do mundo pela respeitada revista britânica “The Restaurants”.

Também foi o melhor em muitos outros prêmios gastronômicos e ficou bastante conhecido por participar do Chef’s Table no Netflix. Seu chef Vladimir Mukhin estudou a culinária anciã russa e mesclou estes segredos com a irreverência da cozinha contemporânea.

Além do sabor original e surpreendente dos ingredientes e iguarias russas, White Rabbit está nada mais nada menos do que em um roof top de tirar o fôlego. Estamos falando do décimo sexto andar do edifício e galeria Smolensky Passage, em Moscou!!! Como todo o entorno e cobertura são de vidro, é possível ter uma vista 360 graus, incluindo na paisagem o Arbat, o Ministério das Relações Exteriores, o Rio Moskva e outros prédios imponentes no coração da cidade.

Maravilhoso é assitir o pôr do sol degustando um dos fabulosos drinks do bar patrocinado pelo whisky The Macallan com entradinhas exóticas sugeridas pelo chef… Mas lembre-se: no verão o sol se põe às 22h em Moscou!

Uma das principais atrações gastronômicas da capital russa, White Rabbit tem um menu para cada estação do ano! Isso mesmo! Uma amiga querida do nosso blog, a Ludmila Ximenes, nos contou um pouquinho do que ela experimentou e viu por lá. Duas entradas super gostosas e que ela recomenda são os mini sanduíches de caviar negro e o merengue de mel com foie gras e trufas negras.

Há muitas opções com frutos do mar. Carangueijos e vieiras vivas dentro das conchas fazem parte do que pode ser chamado “cenário” do restaurante. Um prato principal delicioso é o octuplos barbecue with tomatos and potatoes, um polvo acompanhado de batatas e tomates. Provado e aprovado também foi o filet acompanhado de musseline de batata com trufas brancas.

A sobremesa mais tradicional em Moscou é o honey cake, que, claro, o chef Vladimir Mukhin oferece à sua chiquérrima maneira. Outras sobremesas de tirar o fôlego são os sorvetes. Há muitos sabores, como o tradicional russo “lakomka”, flores, tangerina e frutas vermelhas. Alguns são acompanhadas de amoras, outros são acompanhados de bolinhos, pão negro, sour cream ou lâminas crocantes tão finas que são imperceptíveis aos olhos mas muito evidentes ao paladar!

Enfim, há muitas possibilidades e cada prato do cardápio do White Rabbit é resultado de um longo trabalho, expedições gastronômicas e um respeito especial pelas tradições.

Um prato famoso recriado pelo chef e originário da Rússia imperial pré-soviética é o bolinho de lábio de alce. Dá uma peninha do alce… mas dizem que é super gostoso. A língua de vitela, as ostras do mar Negro, e a trufa da Criméia também são uns dos mais pedidos no menu diário.

Se você vai visitar o White Rabbit prepare-se para sabores inusitados que podem ser maravilhosamente bem combinados com coquetéis do barman chef Oleg Reshetnyakov.

И хорошая поездка!

Traduzindo… E boa viagem!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *