Aprenda a fazer um pingente de papel mâché – DIY

A história do papel mâché é muito interessante e são surpreendentes suas utilidades. Desde a fabricação de móveis até sapatilhas de ballet, para você ter uma ideia.

Hoje vamos ensinar para vocês como fazer um pingente usando esta técnica. O primeiro passo é preparar a massa tradicional com papel picado e cola. Usando uma forminha, você vai posicionando delicadamente seus pedacinhos até formar uma camada. Lembre-se que seu pingente deverá ficar oco no meio.

Esta forminha de coração encontrei na loja Maria Chocolate, em BH.

Posicionada a massa, esperar secar por 24 horas. Pode ser que seque antes, mas por segurança eu recomendo esperar um dia inteiro mesmo. Depois de seca, desenformar os corações e escolher as metades que melhor se encaixarem para fazer o pingente.

Antes de unir as metades, colocar o barbante, fita ou cordinha que irá segurar seu pingente. Usando tirinhas de papel de seda e cola branca pura ir cobrindo a emenda das duas metades até que elas se encaixem firmemente. Atenção para um detalhe importante: a cola branca é pura, não pode ser diluída em água.

Pintura

Pronto! Chegou a hora de pintar o coração! Certifique-se de que ele esteja seco. Entre a etapa anterior e esta, geralmente espero 4 horas para a cola secar. Se você quiser, pode acelerar o processo de secagem com secador de cabelo.

Para a pintura você irá precisar de tinta à base de água e pincéis de tamanhos diferentes, depende da estampa que você quiser pintar.

Neste coração com coraçõezinhos brancos, pintei primeiro o fundo bordeaux com pincel chato e largo e depois os coraçõezinhos brancos com pincel fino. Entre uma camada e outra de tinta, esperei secar por 2 horas.

Neste coração bordeaux maior, pintei também todo o fundo com tinta bordeaux, esperei secar, depois fiz uma marcação com lápis grafite dos locais onde eu faria a estampa em branco e na sequência pintei com pincel fino as formas brancas e depois os contornos dourados.

Pronto! Olha que lindo! Agora basta escolher um cantinho especial ou o centro da casa mesmo para pendurar um pingente feito por você!

Algumas dicas de lugares para decorar:
– penduradinhos em portas, em um preguinho ou nas maçanetas,
– enfeitando armários internamente e pendurados em puxadores,
– enfeites e árvores de Natal!

E em outros lugares onde sua imaginação mandar, pois os pingentes de papel mâché são muito versáteis e cheios de amor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *