Morar Mais 2016

A mostra Morar Mais 2016 acaba de começar e já temos notícias fresquinhas! Hoje vamos falar do quarto da menina, que chama a atenção pelo seus recursos lúdicos, baseados no conceito Montessori. Maria Montessori foi uma médica e pedagoga que criou um método de educação com ênfase na autonomia, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.

No nosso atual mundo tecnológico, não podemos perder de vista as necessidades infantis naturais do brincar e a importância da vivência com a cores e formas dos ambientes para o desenvolvimento das crianças. Partindo dessa premissa, as arquitetas que assinam este inspirador ambiente, Juliana Cordeiro, Gisela Hasenclever e Carolina Couri voltaram no tempo, se refizeram crianças e soltaram a imaginação.

O “Quarto da menina” possui uma cama em formato de casinha, árvore que vira estante, rede que se transforma em cadeira e quebra-cabeça que pode ser mesa ou banco.

P_E_1010-0481-EB

Desta forma, o quarto de menina traduz no mobiliário, nos adornos e nos revestimentos este universo infantil colorido e aconchegante. Nas paredes encontramos elementos como a casa, a nuvem e o céu que se prolonga ao longo do teto coroado com a luminária amarela representando o sol. Tudo isso se completa com uma marcenaria lúdica e funcional, carinhosamente desenvolvida pelas arquitetas e executada pela Mel Furniture. Como forma de reduzir custos de produção e os móveis serem reproduzidos em larga escala, as arquitetas projetaram toda a marcenaria em módulos.

O balanço, uma cadeira suspensa, é a expressão máxima do brincar dentro deste quarto. Com base num dos pilares da mostra que é a customização, as arquitetas o fizeram a partir de uma rede de dormir.

O pano de fundo de todo este cenário é a cortina em três tons suaves com ponto palito entre os diferentes tecidos executada pela Conceito Cortinas e Persianas. O tapete foi pintado a mão, confeccionado especialmente para este ambiente, cedido pela Papilio Tapetes.

Para os interessados, os fornecedores deste ambiente são MEL Furniture, Sebrae-MG, Eucatex, Tintas Coral-Varejão das Tintas, Papilio Tapetes, Templuz, Conceito Cortinas e Persianas, Villa Maria, Mel Petit e Hd Brasil.

E para quem quiser entrar em contato com as arquitetas responsáveis pela criação deste lindo ambiente, o contato é projetos@insight.arq.br. Telefone 31 2531.6016.

Fotografia ©Gustavo Xavier.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *