Maquiagem mágica para 15 anos

Pensando na magia que envolve o fantástico mundo da idade dos 15 anos, fizemos um post especial com a super maquiadora Lília Gouveia!

Com um técnica mais do que profissional, a história de Lília nessa área começou quando sua mãe, Ana Maria Gouveia, representante da Algemarin, colocou-a para treinar as funcionárias da marca. Para começo de conversa, Lília fez um curso intensivo na Rede Globo. Na época seu professor foi o polonês naturalizado brasileiro, Eric Rzepecki, chefe do departamento de maquiagem da Globo por 20 anos. Pelas mãos de Rzepecki passavam estrelas como Suzana Vieira, Tony Ramos, Glória Menezes, Tarcísio Meira, Raul Cortez, Regina Duarte, Fernanda Montenegro, Yoná Magalhães e assim nossa querida Lília estreiou sua carreira em grande estilo!

Quando voltou para cá assumiu a responsabilidade da formação das funcionárias de sua mãe. O trabalho não era fácil, mas Lília tirou de letra e sua carreira não parou por aí! Além da especialidade em maquiagem, Lílian estudou design, moda e hoje dá aulas na área de moda, oferece os serviços de consultoria de imagem e consultoria para noivas e ainda cursos de maquiagem para turmas de até 4 pessoas. Imaginem que agenda cheia!

A conversa com Lília é deliciosa e já combinamos de chamá-la mais vezes para fazermos novos posts aqui no blog! Dessa vez nosso assunto é a maquiagem para festa de 15 anos! Vamos lá?

Tudo começa  com o esclarecimento de alguns pontos. Cor da roupa que vai ser usada, acessórios, horário do evento, o estilo da pessoa. Se é esportiva, romântica, exótica, mais sexy, se é loira, ruiva, morena, negra, se seus cabelos são naturais, qual é a cor dos olhos. Para nós parece difícil, mas Lília nos contou que assim que olha para a pessoa já sabe o seu estilo. E foi assim essa sintonia da “maquiadora com a maquiada” do post: modelo de cabelos castanhos com um tom ruivinho, olhos castanhos.

De imediato a modelo mostrou seu estilo e nos disse que AMA maquiagem bem preta nos olhos! Usaria um vestido preto e colar com pedra natural verde. Para saber mais sobre o colar, acesse Camalle.

Pronto! Tudo isso posto, já estava na hora de começar a maquiar. Não podemos negar que ficamos enlouquecidas pelos infinitos pincéis, estojos de sombra, lápis, blush, bases e corretivos que nossa mega profissional foi tirando da cartola e colocando sobre a mesa. Olha só:

Maquiando:

O primeiro passo é limpar a pele, pois a maquiagem perfeita e duradoura começa por aqui. Para limpar, além de lavar o rosto, aconselha-se usar um tônico de limpeza. Em seguida ao tônico pode ser usado água termal para hidratar bem. Pele hidratada, vem o primer para fechar os poros e amenizar linhas de expressão em todo o rosto, pescoço e colo. Não é o caso de quem tem 15 anos, mas fica a dica para as leitoras que já passaram dessa fabulosa idade! kkk

Os olhos são maquiados primeiro! Começa-se por um desenho com um lápis clarinho abaixo do arco da sobrancelha, depois sombras que dão formato aos olhos. Ela usa o guimme brow para realçar as sobrancelhas  Os cantos dos olhos recebem tons mais escuros e o centro do pálpebra tonalidades mais claras para dar profundidade ao olhar.

Tudo bem esfumado, é hora de passar na metade interior das pálpebras o queridinho do momento: pózinho de borboleta ou “Pó de Pirlimpimpim”, apelido merecido, pois é mágico! Veja que glamour:

Asinhas de borboletas brilhando de alegria, é hora de colar os cílios postiços. É um trabalho minucioso! Com cuidado, Lília analisa o formato dos cílios naturais, escolhe um modelo postiço que vai se adaptar bem e corta de acordo com o efeito final desejado. Depois, passa a cola na base dos cílios e faz cuidadosamente (e carinhosamente, ela é uma fofa!) a aplicação. Cílios fixados, é hora de passar o delineador nas pálpebras superiores. Aprendam uma técnica excelente para driblar as mãos trêmulas e fazer esse acabamento durar por muito tempo: Aplique o delineador gel com um pincel e na sequência cubra o traço com uma sombra bem pretinha. Essa combinação deixa a aplicação com um acabamento impecável e sequinho. Olha que “lin-do”!!!

Genteee, agora toda atenção é pouco!!!!  – O corretivo vai depois da sombra e delineador, tá! Isso mesmo! Evita que você saia de casa com olheiras causadas pelo pózinho que acaba caindo para fora da pálpebra. Aprendemos nesse post que o corretivo não serve apenas para tirar olheiras, ele tonaliza, corrige algumas imperfeições e pode até modelar até o formato do rosto.

Corretivo aplicado, é hora de passar base no rosto, pescoço e colo. E aqui temos mais um segredinho da nossa mestre Lília: após aplicar a base não use esponjinhas, use esse poderoso pincel e faça movimentos circulares para polir a base. Fica uma maravilha, pele de porcelana, incrível mesmo! Só uma artista como Lília para fazer e nos ensinar esse efeito.

Aí chega a hora mágica do jogo “claro-escuro”. Como uma escultora, Lília desenha o rosto, afina o narizinho e faz magias usando uma paleta de claros e escuros, considerando os escuros dois tons maiores que o tom da sua pele, e o os claros dois tons mais baixos. O escuro diminui (ou aprofunda) e o claro aumenta (ou traz para frente). As espessuras dos pincéis também ajudam nessa técnica do desenho do rosto. Pincel fino com base de tom claro em cima do nariz afina e dá uma arrebitadinha. Só lembrando de ter cuidado com pontinha, tem que se bem sutil.

Pronto, partindo para o rosto, tom escuro na parte molinha logo abaixo da bochecha. Em seguida, o pó facial, usado só na zona “T” para selar a maquiagem de quem tem pele oleosa. Algumas bases dispensam a cobertura de pó facial.

Lília usa uma escovinha fantástica para esfumar os tons. Uau, meu Deus, eu quero uma!!! Quando usado na linha dos cabelos, no alto da testa, o bronzer também tem a função de realçar o contorno do rosto.

Em seguida, pode-se aplicar o delineador na pálpebra inferior para deixar o olhar mais marcante. Algumas meninas preferem o delineador apenas nas pálpebras superiores, mas nossa modelo fez questão de deixar o olho bem “pretão”!

O blush vai dar um ar saudável e o iluminador um “up” na maquiagem. Atenção! Quem tem pele oleosa não pode abusar do iluminador! Outra dica incrível é o gel volumizador de sombrancelhas. Além de dar volume, como o nome já fala, ele realça, define, tinge e é resistente à água.


Agora vamos ao desenho da boca! No arco do cupido, que é o vezinho logo abaixo do nariz, Lília usou um lápis labial clarinho para iluminar e realçar. O batom usado foi o Angel da Mac, passado com pincel, claro! Por cima do batom, um iluminador também passado com pincel.

E finalmente… uma surpresa para as meninas de 15 anos: o pó iluminador para colo e ombros. Puf…  puf…  duas borrifadas e um brilho mágico!

E vejam que maravilhosa ficou nossa modelo!


Usem e abusem das regrinhas da Lília Gouveia! Mas sabe, quando tiverem uma ocasião importante, o melhor  mesmo é contar com o serviço dela, que vai até sua casa levando inclusive outras profissionais que fazem penteado com o mesmo carinho e expertise!

Quer se comunicar com a Lília? Então anote:
Telefone: (031) 991 059 490
e-mail: liliagouveiaconsultoria@gmail.com
Instagram: @liliagbn

Comentários

  1. Tânia , que prazer e que honra estar aqui no seu blog!
    Amei a matéria e o carinho com que foi escrita, muito obrigada.!
    Afinidade é “coisa “que não se explica mesmo… quando abriu a porta de sua casa, assim que te ví ADOREI e senti que seria uma tarde deliciosa! Vocês ( Lilian, Mariana e Nina) são encantadoras! Agradeço por tudo, e lembrando você: ” cheguei a ficar emocionada… arrepiei…” rss
    Beeijo enorme

    1. Imagine Lilia, a honra foi toda nossa! Receber você em nossa casa foi uma alegria! Com seu charme, beleza e competência nos cativou. Agradeço imensamente por você aceitar nosso convite pra fazer essa matéria. E virão outras, pode ter certeza! Muito, muito obrigada de coração! Sua maneira de ser encanta a todos! Você agora é de “casa”! Beijo enorme!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *