Painel natural de bromélias – DIY

A minha maior terapia é a jardinagem. Ali perco horas, mas acho que o termo certo seria “ganho” horas de puro divertimento e prazer! Amo fazer painéis lindos e criativos de plantas, para parede entre muitas e muitas outras coisas.

É muito fácil, talvez até garimpando materiais usados, que ficaram esquecidos em um cantinho e com isso criando coisas que dão vontade de pular de alegria! É só deixar a criatividade fluir…

Neste post vamos apresentar uma sequência de vídeos explicando como montar lindos painéis de bromélias. Para esta montagem, contei com a  ajuda da dupla dinâmica Roberto e Irene meus funcionários queridos e companheiros de muito anos, muitas aventuras e incontáveis peripécias!

Mãos à obra?

Lista de materiais necessários:

Bromélias
Placa de fibra de coco
Arame maleável para os grampos que vamos usar
Alicate ou Turquesa para cortar e enrolar o arame em baixo da placa
Martelo
Prego

Obs: O prego deve ser grande para furar o orifício da placa onde vai passar o arame para fixar a planta na fibra do coco, pois esta placa é bem dura.

No primeiro vídeo mostramos o início da montagem. Escolhi algumas plantas mais resistentes e executamos pequenos painéis com fibra de coco. Por ser mais dura que o xaxim, furar a fibra de coco dá um pouco mais de trabalho, mas tudo se resolve com um pouco de imaginação.

Para um dos painéis usei uma moldura de madeira mais resistente com um pedacinho de tela de galinheiro no fundo.

Coloquei a planta escolhida, Bromélia (Feoregelia fireball), por ser decorativa, resistente, e de baixa manutenção. Mas você pode usar esta mesma técnica para fazer painéis com outras plantas.

No segundo vídeo mostramos detalhes da perfuração com prego e martelo e fixação com arame.

No terceiro vídeo mostramos a vista do painel completo, com as bromélias já fixadas com arame e antes e ser finalizado com a “barba-de-velho”.

No quarto vídeo mostramos como molhar o painel antes da finalização com a planta “barba-de-velho”.

E no último vídeo mostramos como finalizar com a “barba-de-velho”. Veja que lindo é o resultado final.

Depois de fixar todas as plantas a placa está pronta. Podemos colocar entre as bromélias, Barba de velho (ou Barba de Pau) para preencher os espaços. Fica lindo.

Pronto, é só pendurar, apoiar em uma janela ou simplesmente colocar em um cantinho especial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *