O charme do dossel

Ao escolher qual seria o assunto para este post, nos deparamos com uma página de revista aberta bem na nossa frente sobre uma mesa: havia um quarto onde a peça principal, uma cama de solteiro e nos chamou a atenção por ter um dossel maravilhoso! Pronto, já tínhamos escolhido a matéria: um quarto que tivesse igualmente uma cama com dossel. Para quem não conhece a história dessa peça de decoração, ele é originário da Pérsia, servia para cobrir as camas contra o frio, proteção contra insetos ou para dar um clima mais aconchegante ou majestoso. Os tecidos usados iam desde as sedas adamascadas até o algodão mais rústico, este usado como proteção contra o frio. Atualmente, o dossel pode ser preso ao teto, nos dando a idéia de maior altura do pé direito, na parede ou presos na cama. É um traço forte do romantismo e pode ser usado tanto em ambiente moderno, contemporâneo, rústico e também em  quartos de bebês.

Essa pequena história nos lembrou de um dossel rústico que a Tânia Pinheiro, na data proprietária da loja de decoração Country Look, fez sob encomenda para um Haras em Avaré, interior de São Paulo.

Nessa ocasião, a designer Meire Gomide projetou quartos para o Haras, e dentre um deles, um quarto de menina com uma cama de dossel. O tecido escolhido foi de tear, na cor rosa chá, produzido no Salão do Encontro, localizado em Betim, cuja dona era  a  famosa artista Noêmia Gontijo.  A renda usada para acabamento dos babados da colcha e dossel era de tear também, assim como o passa-fitas onde fitas de veludo cereja davam vida e nuances simplesmente lindas!  Ficou perfeito, maravilhoso!

Bem, só nos falta agora, mostrar as fotos que escolhemos para ilustrar essa delícia de post. E esperamos que ajudem vocês a escolher um quarto bem gostoso! E voilá!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *