BOX 16 | Felipe Soares

A casa container é uma nova tendência do mercado, pelo menos aqui no Brasil. Construídos em aço de alta resistência a impactos e corrosão e equipados com piso de compensado naval, estão sendo usados por arquitetos e decoradores como a mais nova maneira de morar ou como office itinerante, útil para empresas que a cada hora estão em um lugar e fazem questão de conforto.

Na Inglaterra, o aproveitamento de containers para uso urbano já está difundido e os projetos abrigam desde escritórios shoppings até escolas. Em Londres, o BOXPARK é o queridinho do design district, conhecido como Shoreditch Design Triangle e tivemos o prazer de conhecê-lo pessoalmente em setembro de 2014. Se trata de um Pop Up Mall com cafeterias, lojas de moda, artigos para casa e espaços de convivência. Ele fica exatamente na estação Shoreditch, na linha amarela “East London”. Fácil de achar porque a estação é toda sinalizada com a identidade visual do BOXPARK. Veja mais no site boxpark.co.uk

Como nossa admiração pelo uso dos containers já é antiga, na visita que fizemos na Casa Cor Minas 2015, ficamos apaixonadas pelo espaço do estreante arquiteto Felipe Soares. Ele projetou para um loft de fim de semana, o BOX 16, idealizado para ser uma moradia compacta, montada em um container de 12 metros de profundidade e que possui todas as funções convencionais de uma casa.

Levam a assinatura de Felipe o sofá, a cama e o banheiro, criados exclusivamente para esse ambiente da Casa Cor Minas 2015. Linda de se ver, uma estante de 9 metros, projetada tabém pelo próprio Felipe, atravessa o container abrigando sala de estar, cozinha, copa, lavabo, armário e biblioteca. O tratamento termoacústico foi feito em lã de pet, colocada entre o metal e o drywal, a partir do reaproveitamento de mais de 12 mil garrafas. Para a impermeabilização do teto, foi usado borracha líquida, que por ser branca reflete os raios de sol. No piso foi usado epóxi com flocos de pvc e resina transparente sem junta de dilatação para alongar o espaço.

O que dizer? A decoração, muito mais que a moda, seduz e consome vorazmente tudo que há pela frente e se faz eficaz na medida em que cumpre as necessidades do bem viver! Parabéns Felipe Soares, que com sua simpatia nos recebeu no seu ambiente cativante.

Para entrar em contato com Felipe Soares: info@felipesoares.arq.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *